UMA NAÇÃO AMADURECE, SE APRIMORA E SE AFIRMA QUANDO CONSEGUE CONSTRUIR, POR VONTADE PRÓPRIA, SUA HISTÓRIA. E HISTÓRIA SÓ SE ESCREVE COM MAIÚSCULA QUANDO ACONTECIMENTOS MARCANTES SE AFASTAM DAS PAIXÕES DO MOMENTO E PASSAM PELO CRIVO DA IMPARCIALIDADE E DA EQÜIDISTÂNCIA DAS PARTES ENVOLVIDAS.
A TRAJETÓRIA DE NOSSO PAÍS PÓS-INDEPENDÊNCIA É PLENA DE ACONTECIMENTOS QUE CONTRIBUÍRAM, DE FORMA DIRETA OU INDIRETA, PARA O PROCESSO DE SOLIDIFICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES. O TEMPO E O ESPÍRITO CÍVICO DE NOSSA GENTE PERMITIRAM QUE CRESCÊSSEMOS EM BUSCA DE UM FUTURO MAIS JUSTO.
NOS CENÁRIOS DE CADA ÉPOCA, DO IMPÉRIO ATÉ OS DIAS ATUAIS, PUDEMOS ASSISTIR À CONSTRUÇÃO DE UM EXÉRCITO QUE É PARCELA ATIVA DA SOCIEDADE BRASILEIRA, REPRESENTADO EM SUAS FILEIRAS POR TODAS AS CAMADAS SOCIAIS, SEGMENTOS RACIAIS, CREDOS RELIGIOSOS E TOTALMENTE AFINADO COM OS ANSEIOS E ASPIRAÇÕES DO NOSSO POVO.
ESSE EXÉRCITO – O SEU EXÉRCITO – ORGULHA-SE DO PASSADO, PORQUE NELE OS VALORES E POSTULADOS DA INSTITUIÇÃO, QUE SE CONFUNDEM COM OS DA PRÓPRIA NAÇÃO BRASILEIRA, NASCERAM E SE CONSOLIDARAM.
ESSE EXÉRCITO – O SEU EXÉRCITO – CONSIDERA QUE ESSE PASSADO PERTENCE À HISTÓRIA , E VOLTA-SE PARA O FUTURO, TRABALHANDO PELO DESENVOLVIMENTO NACIONAL E EMPREGANDO A MÃO AMIGA DE SUA GENTE TODA VEZ QUE NECESSIDADES, URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS CLAMAM POR SUA PRESENÇA.
ESSE EXÉRCITO – O SEU EXÉRCITO – RECEBEU E RECEBE, DE BRAÇOS ABERTOS, EM SUAS CASERNAS, SUCESSIVAS GERAÇÕES, PARA LHES TRANSMITIR, DE FORMA INIGUALÁVEL, LIÇÕES DE PATRIOTISMO E EXEMPLOS DE SERVIDÃO CÍVICA, DE ABNEGAÇÃO IRRESTRITA, DE ÉTICA E DE PROBIDADE.
ESSE EXÉRCITO – O SEU EXÉRCITO – JUNTAMENTE COM MARINHA E AERONÁUTICA, SABIAMENTE GARANTIU E GARANTE A SOBERANIA E A INTEGRIDADE NACIONAIS, EM CLIMA DE PAZ E TRANQÜILIDADE, BASEADO NO RESPEITO AOS VIZINHOS E NA AUTODETERMINAÇÃO DOS POVOS, MAS, TAMBÉM, NA DISSUASÃO SILENCIOSA, NA EFICÁCIA EVIDENTE E NA COMPETÊNCIA RECONHECIDA.
ESSE EXÉRCITO – O SEU EXÉRCITO – EMPREGA, DIARIAMENTE, AQUILO QUE POSSUI DE MAIS VALIOSO – A ENERGIA E A DEDICAÇÃO DE SEUS INTEGRANTES, SOLDADOS E SERVIDORES CIVIS, HOMENS E MULHERES, EM PROL DA CONSTRUÇÃO DE UM AMANHÃ MELHOR.
ESSE EXÉRCITO – O SEU EXÉRCITO – É CONCILIADOR SEM PERDER A ALTIVEZ, GENEROSO COM OS VENCIDOS, NOBRE NAS ATITUDES, RESPEITADOR DA LEI, AVESSO AOS RESSENTIMENTOS – HERDEIRO LEGÍTIMO QUE É DO DUQUE DE CAXIAS, NOSSO PATRONO MAIOR, O PACIFICADOR.
NESSE CONTEXTO, O 31 DE MARÇO INSERE-SE, POIS, NA HISTÓRIA PÁTRIA E É SOB O PRISMA DOS VALORES IMUTÁVEIS DE NOSSA FORÇA E DA DINÂMICA CONJUNTURAL QUE O ENTENDEMOS. É MEMÓRIA, DIGNIFICADO À ÉPOCA PELO INCONTESTÁVEL APOIO POPULAR, E UNE-SE, VIGOROSAMENTE, AOS DEMAIS ACONTECIMENTOS VIVIDOS, PARA ALICERÇAR, EM CADA BRASILEIRO, A CONVICÇÃO PERENE DE QUE PRESERVAR A DEMOCRACIA É DEVER NACIONAL.
GENERAL-DE-EXÉRCITO ENZO MARTINS PERI
COMANDANTE DO EXÉRCITO